Home

 

 

 

 

 

Møborg 2
Falling Silent
CD
2024

 

Compositor e arranjador notável, as composições de Lars Arens possuem como característica a associação absoluta da composição e do arranjo. Esta associação/ entrosamento é evidente desde os primeiros trabalhos que lhe conheço para a Tora Tora Big Band e os L.A. Mainstream, e é notável neste «Falling Silent» dos Møborg 2. Mas muito separa esses trabalhos e esses projectos, e bastaria observar que os Tora Tora tinham como objecto o ritmo, enquanto os Møborg 2 não possuem secção rítmica, sendo que todos os instrumentos, da guitarra e violoncelo aos sopros, se atribuem o papel da construção da linha rítmica.

«Falling Silent» é um disco algo neurasténico, herdeiro do período da pandemia, e o primeiro tema refere-se explicitamente ao lockdown (“Social Distance Song”), e ele é atravessado pela melancolia da saudade, a separação, a morte, o silêncio da cidade, a destruição dos ecossistemas... A ausência de instrumento rítmico puro e o poema apocalíptico contribuem para a criação do ambiente introspectivo, apenas contrariado por algumas notas de humor em “Bop for Bob”, preito ao mestre Bob Brookmeyer, ou “Hang Drum Blues”, Um tema de sonoridade rítmica, num formato sem secção rítmica.

Cinco músicos apenas, Lars Arens no trombone e eufónio, João Moreira em trompete e fliscórnio, Paulo Bernardino nos clarinetes, Mário Delgado nas guitarras e pedais e Sara Abreu no violoncelo; fazem do quinteto um verdadeiro ensemble de câmara, e a quase ausência de improvisação atiram-no para fora do Jazz. Nada que questione a beleza da música, e bem outrossim confirma Lars Arens como um compositor/ arranjador notável.

Saído já no final do ano passado, sem grande promoção, arrisca passar despercebido, e melhor sorte merecia.

 

Lars Arens (c, teb, eu)
João Moreira
(t, flis)
Paulo Bernardino
(cl, clb)
Mário Delgado
(g)
Sara Abreu
(celo)